A COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAZENDA RENASCER é uma entidade sem fins lucrativos e sem vínculos religiosos e que tem como finalidade a prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e de álcool, bem como o apoio às famílias afetadas pelo problema, sem fazer distinção quanto à cor, raça, condição social, grau de instrução, credo político ou religioso. Sua idealização e fundação vêm do ano de 1994 numa pequena chácara em São Leopoldo. Primeiramente com capacidade para acolhimento de 8 residentes e após ampliada em 1995 passou a abrigar 20 residentes. A crescente busca por uma recuperação entre os dependentes químicos, fez com que o casal Isolde e Ivander da Silveira procurasse novas alternativas para continuar com o projeto. Era preciso aumentar a capacidade de vagas e para tanto em setembro de 1996 foi alugada na cidade de Estância Velha uma nova área de terras, com capacidade de abrigar mais 24 residentes.

    Em 1998, a Comunidade chegou a operar com quatro unidades de tratamento, com capacidade de acolher 90 residentes, mais a Sede Administrativa. Já no período de 1999/2000, decidiu reduzir seu número de vagas, priorizando um tratamento mais personalizado junto aos residentes e uma maior proximidade com seus familiares. Foi então que em 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) editou resolução de normatização dando às Comunidades Terapêuticas um prazo de dois anos para se adequarem as novas normas relacionadas a equipe técnica e também em relação as suas instalações. Tal fato levou a Fazenda Renascer a se decidir pela aquisição definitiva de uma área própria. E isto de fato aconteceu, sendo adquiridos 13 hectares de terra na localidade de São João do Deserto, divisa agrícola de Novo Hamburgo com a cidade de Gravataí.

    O próximo passo foi a transferência definitiva da unidade de Estância Velha para a nova localização. Isso ocorreu no final de setembro de 2002. Desde lá foram muitas lutas e muitas conquistas. Com o apoio do empresariado local e da comunidade a Fazenda Renascer cresceu a cada dia. Agregando benefícios na estrutura e no quadro pessoal, os residentes puderam cada vez mais usufruírem de um local totalmente voltado para sua recuperação.

    Hoje a Fazenda Renascer oferece uma invejável estrutura física. Com capacidade para 60 residentes, possui para a prática de esportes e lazer uma quadra de futebol e vôlei de areia, academia de ginástica, mais biblioteca, sala de televisão e data show, salão de festas, sala de leitura, sendo a cozinha e refeitório totalmente equipados e climatizados, bem como alojamentos completos e estruturados. Além disso, nunca esquecendo o objetivo maior, que é o de promover a recuperação e ressocialização do dependente de drogas e álcool, o quadro funcional opera com uma equipe de coordenadores perfeitamente engajada e harmônica no tratamento dos residentes. Na sede administrativa pessoas capacitadas para o atendimento e acolhimento tanto do novo residente quanto no conforto emocional para com os familiares. Também uma assistente social comprometida em cuidar dos interesses dos residentes e familiares.

    Por fim, a COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAZENDA RENASCER acredita que todo o ser humano tenha o direito a uma oportunidade de realização tanto íntima quanto social. Para isso apoiamos o esforço pessoal de cada um para conseguir resgatar virtudes e sentimentos adormecidos por desvios de rumos ou infortúnios passageiros. Alguns indivíduos são mais ou menos susceptíveis a estas dificuldades. Estender-lhes a mão e ajudá-los a reencontrar seu equilíbrio faz parte de um compromisso diário.

Acreditamos ser possível apostar no potencial de cada um para que esse possa atingir seus objetivos pessoais e ser útil novamente à sociedade.

Entidade Civil

ESTATUTO SOCIAL

A Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer é uma entidade civil de direito privado não governamental sem fins lucrativos e sem vínculo religioso, regida por Estatuto Social registrado no livro A – nº 3 folha nº 95 do Registro de títulos e documentos e pessoas jurídicas de Novo Hamburgo, nº 992, em 02/09/1996 Voltada à Prevenção, Recuperação, Ressocialização, Reinserção Social de Dependentes Químicos do Sexo Masculino, na faixa etária acima dos 18 anos, bem como o apoio aos familiares. CERTIFICAÇÕES: CNPJ NH: 01.493.413/0001-18 | CNPJ GR: 01.493.413/0002-07

PROGRAMA TERAPÊUTICO

AJUDE

A RESGATAR

UMA VIDA.

SAIBA COMO