DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho e visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987. A data é muito importante, uma vez que as drogas são um grave problema em todo mundo, sendo consideradas uma questão de saúde pública.

O uso dessas substâncias tem um grande impacto negativo para toda a sociedade, até mesmo quando falamos de drogas lícitas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”. Ainda de acordo com a organização, observou-se “um aumento de quase três vezes nas mortes por transtornos causados pelo uso de drogas nas Américas entre 2000 e 2019”.

 

O que são drogas?

As drogas são substâncias químicas que alteram algumas funções biológicas no organismo e não são produzidas naturalmente em nosso corpo. Nesse grupo incluem-se, por exemplo, medicamentos, bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, crack e cocaína.

Algumas drogas são conhecidas como psicotrópicas e se caracterizam por atuar diretamente em nosso cérebro, deprimindo, estimulando ou perturbando sua atividade. Como exemplo de droga depressora, podemos citar as bebidas alcoólicas. Já como exemplo de drogas estimulantes, há a cocaína. Por fim, como exemplo de droga perturbadora, temos o LSD.

 

Drogas lícitas e drogas ilícitas

As drogas podem ser classificadas de diferentes formas, porém, utilizando como critério a legislação vigente, podemos classificá-las em dois grandes grupos: lícitas e ilícitas. As drogas lícitas podem ser produzidas e comercializadas. Esse é o caso, por exemplo, do cigarro e das bebidas alcoólicas. Vale salientar, no entanto, que, apesar dessas drogas poderem ser comercializadas, sua venda tem algumas restrições. Bebidas alcoólicas, por exemplo, não podem ser vendidas ou oferecidas a menores de 18 anos.

O tráfico de drogas no Brasil é considerado crime com pena de prisão e multa.

Enquanto as drogas lícitas podem ser produzidas e comercializadas, as drogas ilícitas são proibidas por lei. Produzir e vender esses tipos de drogas constitui, portanto, um crime. São exemplos de drogas ilícitas a cocaína, o crack e a maconha.

Para saber mais sobre a política antidrogas brasileira, conheça a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 (alterada pela Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019). Esta lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; e define crimes.

 

Por que o consumo de drogas afeta negativamente a sociedade?

Como vimos, as drogas causam alterações nas funções biológicas no nosso organismo, sendo algumas responsáveis por alterações no comportamento, humor e níveis de consciência. As drogas produzem efeitos agudos, que ocorrem logo após o seu uso, e crônicos, resultado do uso contínuo dessas substâncias.

Dependendo da droga utilizada, uma pessoa pode apresentar efeitos agudos como boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, euforia, falta de coordenação motora, delírios e alucinações. Esses efeitos podem ser extremamente prejudiciais e colocar a vida do usuário e de outras pessoas em risco.

O consumo de álcool associado à direção, por exemplo, é responsável por uma série de acidentes de trânsito todos os anos, os quais interrompem a vida de várias pessoas de maneira precoce. Delírios e alucinações, causados por algumas drogas perturbadoras, também são responsáveis por mortes, uma vez que provocam comportamentos de risco que expõem essas pessoas a situações às quais elas não se sujeitariam em outros momentos.

 

As drogas podem causar efeitos agudos e crônicos.

Os efeitos crônicos são também tão prejudiciais à vida das pessoas que usam drogas quanto os efeitos agudos. Problemas respiratórios e cardiovasculares, cânceres, infertilidade, lesões no fígado e problemas no aparelho digestório são alguns dos efeitos crônicos observados pelo uso de drogas. O álcool, por exemplo, muitas vezes visto como inofensivo, é responsável por causar cirrose e hepatite alcoólica. O cigarro está relacionado com o desenvolvimento de pneumonia, bronquite, enfisema pulmonar, úlcera digestiva e câncer.

Muitas drogas, ainda, causam dependência, ou seja, a pessoa sente a necessidade de usar determinada droga de maneira frequente. Pessoas que sofrem com a dependência, seja física, seja psicológica, apresentam grande dificuldade em se livrar do uso de drogas. Em determinadas situações, a pessoa coloca a droga como prioridade, afetando negativamente sua vida pessoal e profissional.

Não podemos deixar de mencionar também que o tráfico é responsável por uma grande quantidade de mortes no Brasil e no mundo. Muitas pessoas são mortas, por exemplo, por não pagarem suas dívidas com traficantes, durante operações policiais que visam a combater o tráfico e durante disputas por pontos de vendas de drogas.

Essa guerra não leva à morte apenas as pessoas diretamente ligadas com a venda e o consumo de drogas, sendo frequente as notícias de mortes de pessoas inocentes, incluindo crianças. Portanto, combater o consumo de drogas é importante também para reduzir toda a problemática que envolve o tráfico de drogas e afeta de maneira tão triste a nossa sociedade.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos, Professora de Biologia

Matéria completa: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/26-de-junho-dia-internacional-de-combate-as-drogas.htm

 

AJUDE

A RESGATAR

UMA VIDA.

SAIBA COMO