A LIÇÃO DOS GANSOS

A LIÇÃO DOS GANSOS

Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando em uma formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor de que se a ave voasse sozinha.

Lição n° 1: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir o seu objetivo mais rápido e facilmente.

 

Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a aspiração da ave imediatamente à sua frente.

Lição n° 2: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos dispomos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros.

 

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para posição de ponta.

Lição n° 3: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

 

Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.

Lição n° 4: Precisamos nos assegurar de que o nosso “grasno” seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.

 

Quando um ganso fica doente, fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto para voar ou morra. Só depois, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando.

Lição n° 5: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis.

Autor: Desconhecido

“Construir um grupo não é só crescer  com o outro, mas também é renunciar a si em vista do bem comum.” -G.Courtois

AJUDE

A RESGATAR

UMA VIDA.

SAIBA COMO