MANTENDO O EQUILÍBRIO

MANTENDO O EQUILÍBRIO

Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz e silêncio.

Tanto quanto possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam. Fale a sua verdade, mansa e claramente. E ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes. Eles também tem a sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros  você se tornará presunçoso ou magoado,  pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Viva intensamente o que já pode realizar. Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde. Ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo.  Seja cauteloso nos negócios porque o mundo está cheio de astúcia. Mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre! Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Principalmente não simule afeição nem seja  descrente do amor. Porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude.

Alimente a força do espírito, que o protegerá no infortúnio inesperado. Mas não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil para consigo mesmo.

Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba.

E quaisquer que sejam  seus trabalhos e aspirações na fatigante jornada da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima da falsidade, dos desencantos e agruras. O mundo ainda é bonito.

Seja prudente, faça tudo para ser feliz. Você é filho do universo, irmão das estrelas e das árvores. Você merece estar aqui e mesmo que você não possa perceber a Terra e o universo vão cumprir o seu destino.

(Texto Anônimo do Século XVII)

AJUDE

A RESGATAR

UMA VIDA.

SAIBA COMO